sexta-feira, 31 de maio de 2013

PRESERVANDO AS CUTÍCULAS

Oi, meninas!
Já estava com saudades de escrever umas palavrinhas aqui no REAIS E FATAIS,sabiam?

Há uns 6 meses, com vários bons exemplos, começando pela mamãe e passando por várias outras blogueiras "experts" no assunto, decidi que eu também queria ter cutículas lindas sem removê-las, e fui à luta!!! Hoje estou satisfeitíssima com o resultado, e se você faz parte do time interessado nessa prática, seguem as minhas dicas nesse artigo.

Ah... por favor, nada de dizer que dá muito trabalho, afinal o que dá trabalho é uma pia cheia de louça pra lavar,ok???

A HIDRATAÇÃO das mãos é essencial. Já digo que se não for um hábito constante dificilmente o resultado será o esperado. Num primeiro momento me refiro a manter toda a mão sempre hidratada, incluindo a cutícula, claro. Na verdade, se você ainda não tem, adquira já o habito de usar cremes específicos para nossas fiéis escudeiras, e o faça quantas vezes forem necessárias e/ou possíveis durante o dia.

Outro produto importantíssimo é o REDUTOR DE CUTÌCULAS - Iniciantes TEM que usar ao menos todas as noites, antes de dormir!! Acredito que hoje, todos eles venham com um bico próprio para a aplicação, como uma canetinha. Isso porque ele deve ser aplicado no contorno de cada unha, sobre a cutícula, que deve ser massageada em seguida. E nada de tirar o creme, ele vai dormir com você, kkkk. O mais antigo, ao menos que eu conheço, é o Mira Cuticle da Avon, e é ele que eu uso e recomendo, porque é baratinho, fácil de comprar e muito eficaz. Hoje eu já não preciso aplicá-lo toda noite, 2 ou 3 vezes na semana já resolve.


Na hora de fazer as unhas a maior diferença será trocar o alicate pela cureta, mas os excessos de cutícula, comum nos cantinhos (grrrrrrr...), esses precisam ser cortados com o alicate, mas prestem atenção! Apenas corte o excesso o mais rente possível, nada de "afundar" a cutícula!!! E NUNCA MAIS arranque com os dentes, por maior que seja a tentação, resista. Com o tempo, os cantinhos vão precisar do alicate cada vez menos, normalmente só quando uma pelinha der uma levantada.

Após devidamente lixadas, este é o passo a passo:

  • Umedeça as mãos - lavando bem com sabonete preferencialmente hidratante, colocando em repouso na água morninha, ou apenas borrifando na região das cutículas;
  • Aplique um creme próprio para cutículas - Emoliente, amolecedor, não importa a palavra bonita que venha na embalagem, desde que seja um CREME PARA CUTÍCULAS, que precisa ser aplicado em todo o contorno de cada uma. Se estiverem bem ressecadas, sobre o creme aplique um algodãozinho e umedeça levemente;
  • Espatule levemente e remova com a CURETA todo o excesso de cutícula ao mesmo tempo que modela o contorno das unhas. Tanto espátula quanto cureta devem ser utilizadas com uma certa delicadeza para não ferir as unhas ou as cutículas. Não precisa de força! Para retirar os resíduos que se juntam na cureta tenha sempre um palitinho de laranjeira em mãos;


 Com o buraquinho para baixo, como nas imagens retire as pelinhas mortas q se formam ao redor da unha.


E sempre mantenha limpo após o uso.
  • Retire bem todo o excesso de creme, se necessário com água, pois com creme nas unhas o esmalte não adere  bem nem fica com boa aparência. Esmalte de acordo com seu gosto, e aplique ÓLEO SECANTE. Hoje uso o spray com maior frequência, porém para as iniciantes o óleo é um aliado mais poderoso no que se refere a hidratação das cutículas.

Recomendo muuuuuito o uso de luvas para atividades domésticas ou outras atividades que exijam contato com produtos facilitadores do ressecamento das mãos. Eu mesma relutei bastante mas agora não vivo sem as minhas amarelinhas... E evitem removedores à base de acetona, se é q ainda utilizam!!!


Vejam em https://www.facebook.com/BlogReaiseFatais dicas de produtos.


Qualquer dúvida ou dificuldade, contem comigo,combinado?

Até (espero) logo...bjks,
 Mari.

2 comentários:

  1. A parte "não precisa de muita força" é importante, lembra o que eu fiz na minha unha do dedão?
    O post ficou muito bom, bem explicadinho, gostei!!

    Ceci

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca,né? Eu mesma já até cortei a cutícula com espátula nova!

    ResponderExcluir